Thursday, April 3, 2014

Remando contra a maré

Percebo que não sou justa por me indignar quando pessoas me dizem que ainda consideram tanto as aparências. Como eu posso exigir que as pessoas enxerguem além da aparência quando a sociedade toda nos diz o contrário?

Muitas experiências pessoais - e profissionais, dolorosas ou não, me fizeram ver que o mundo é mais do que aparências. Mas parei pra refletir e percebo que não é fácil ter essa visão. São milhões de matérias, propagandas, revistas, jornais, televisão, filmes e afins te dizendo que ser magro é importante. E apesar que no fundo nós sabemos que pessoas são muito mais do que é isso, percebo que pode não ser fácil olhar primeiro dentro dos olhos ao invés do diâmetro do corpo.

Aceitar que tudo isto está errado é um exercício diário, uma constante reflexão. E é por isso que continuo repetindo pequenas frases clichês como "Se ame mais" e "Você tem valor". Porque as pessoas se esquecem disso quando o exterior não condiz com os padrões de beleza que estão sendo divulgados. Minha esperança é que, de tanto repetir, isso se fixe na cabeça de muitas pessoas. Porque isso é libertador.


É sim. Libertador. Quando você não tem que perseguir mais certa aparência, quando o número da balança é só um número qualquer, quando seu corpo funciona tão direitinho que te deixa encantada ou quando você pode comer aquilo que você tanto gosta sem sentir culpa, isso é libertador. Ou mesmo quando você pode esbarrar em uma pessoa, e não "analisar" seu corpo no primeiro momento. Quando você não faz pre-julgamentos, você se dá a oportunidade de conhecê-la.

Eu sei que isto é difícil. Nunca disse que é fácil. Nossa cabeça é tão contaminada por mensagens de padrões de beleza, que é difícil não cometer pré-julgamentos. Mas, como disse, isso é um exercício diário.

Preciso confessar que todos os dias, quando eu levanto, eu faço esse pensamento consciente: Hoje meu dia será bom, será livre. A vida passa rápido demais para eu por uma preocupação excessiva sobre a aparência, para eu ter tantos problemas com comida. A vida é linda demais para eu sujá-la com meus pensamentos negativos.

Sim, eu faço isso todos os dias. E penso: não quero julgar o meu corpo, E não quero julgar o corpo de ninguém. Quero ver a beleza nos olhos.

Confesso que desde que comecei esses pensamentos, muitas coisas mudaram. Hoje mesmo, conversando com uma colega, pensei: Nossa, que menina linda! E isso não teve nada a ver com seu corpo. Mas com seu sorriso e seus olhos, porque realmente refletiam alegria.

Mas eu sei que não é fácil. E não sou justa em te pedir as pessoas tentem enxergar o mundo como eu tento enxergar, assim de imediato. A maré contra essa liberdade é muito grande. É preciso remar.

E remar contra vale a pena. Por baixo de todo esse jogo de aparências, a vida é linda. E passa rápido demais. Não dá pra gastar tempo tentando alcançar padrões de beleza inalcançáveis.

Se aceite e se ame (oh os clichês de novo!), e se permita aceitar e amar os outros também. Se cada um colocasse o esforço que põe em dietas, exercício e obsessão por corpo perfeito nesse exercício, o mundo poderia ser bem diferente.




1 comment: